sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Há quantos anos temos S. Valentim?

Hoje fiz gazeta (quiçá por ser dia dos namorados).
Despachei o serviço através de casa, despachei o serviço de casa (bolas, como é que três gatos pingados  - e um cão pingado -sujam tanto uma casa?), e fui com o Schumi ao Vet. Uma tarde inteira nisto. O dia (quase) todo dedicado ao fiel companheiro, sr. cão (e não é uma bela maneira de passar a tarde dos namorados?).

Felizmente que a BFF me acompanhou (mais do que uma hora de monólogo, teria sido deprimente).
Vacina dada, mais uma semana de resguardo em casa, até a dita fazer o devido efeito (não sei se aguento mais uma semana de cocós, juro que não sei).

A boa notícia do dia :
Nivel quatro, no teste intermédio de português (se soubesse o que era rédea curta, talvez tivesse chegado ao cinco), e eu fiquei tão feliz que não tive coragem de lhe perguntar se tinha recebido algum bilhetinho secreto do dia dos namorados (se é que o fizeram).

Na sequência disto e desta conversa com a BFF, acabámos por discutir a longevidade da comemoração do dia de S. Valentim, já que a BFF dizia ser uma coisa muito recente, com menos de dez anos (disse inicialmente), depois, com menos de vinte anos (quando eu teimei que no meu tempo de escola me lembro de comemorar).
Minha BFF, não encontro nenhuma informação de quando esta tradição entrou em Portugal. Mas posso garantir-te que por essa Europa fora há países que o comemoram há séculos ( na verdadeira acepção da palavra). E a razão deste dia, diz-se que foi esta:


O Dia de São Valentim, ou Dia dos Namorados, é uma data comemorativa para celebrar o amor entre os casais. Em Portugal, comemora-se no dia 14 de fevereiro. São Valentim foi um bispo que lutou contra o imperador romano Cláudio II que proibiu o casamento durante as guerras por acreditar que os solteiros davam melhores soldados. O bispo continuou a celebrar matrimónios, no entanto, foi descoberto e foi preso e condenado à morte. Durante o tempo de prisão, os jovens enviavam-lhe flores e bilhetes a dizer que ainda acreditavam no amor. Enquanto estava cativo, apaixonou-se pela filha cega de um guarda e devolveu-lhe a visão, por milagre. Antes da execução, o bispo escreveu um bilhete para se despedir da amada e assinou-o como "o teu namorado" ou "o teu Valentim". Esta é uma das versões do aparecimento do Dia dos Namorados. 


Como vês, parece-me de facto uma coisa, já com alguma idade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário