domingo, 9 de fevereiro de 2014

Em águas de bacalhau.

Aqui há dias, a princesa pediu-me para responder por ela a uma amiga, com quem estava a trocar mensagens no face, porque estava a dar a segunda camada de verniz nas unhas, e não podia estragar a obra prima.
Eu, que até tenho fama de ser uma mãe fixe, escrevi o que ela me ditava usando abreviaturas (coisa que também faço). Fui repreendida duas ou três vezes.
Descobri que a abreviatura de que, em caso algum pode ser k, como eu tinha posto. Tem de ser q. Porque k, é completamente piroso e inadequado.
Também descobri que não (apesar de ter marchado mesmo sem til), é apenas n
E fui obrigada a fazer as correcções que a menina entendeu por necessárias, porque caso contrário, a amiga iria perceber de imediato que não era ela que estava a escrever. 

Depois do teste intermédio de língua portuguesa esta semana, descobri que a minha filha não sabia o que queria dizer rédea curta. 
E com mais esta, tive a confirmação do défice que ela tem no que concerne a expressões populares. Isto porque, uns dias antes, uma amiga ligou-lhe a perguntar se sempre podiam ir ao cinema conforme tinham planeado. Eu não autorizei, e ela comunicou à amiga que não poderia ir. Quando desligou o telefone, olhou para mim e disse : "agora não percebi o que é que ela quis dizer com isto de o cinema ficar em águas do bacalhau"...

Breve lição:
O cinema ficou em águas de bacalhau. de. 
Não foste ao cinema. Ficaste a chuchar no dedo. 
Podes dizer à tua amiga que a culpa foi minha, por ter defraudado a vossa planeada tarde. Eu tenho as costas largas.
Com um teste no dia seguinte, essa combinação não tinha pés nem cabeça.
Ainda bem que não houve muita insistência da tua parte sobre isto. Olha que eu às vezes fervo em pouca água.
Eu até já suspeitava que me vinhas pedir alguma coisa. Quando arrumas o teu quarto daquela maneira, já sei que traz água no bico.
E neste caso, tu sabias que eu tinha razão, por isso deste a mão à palmatória.

E pronto, posso nem saber abreviar à vossa maneira, mas olha que sei que deves estar a pensar :  WTF? 

Sem comentários:

Enviar um comentário