sábado, 10 de maio de 2014

Sarna para me coçar vezes quatro.

O cão tem sarna.
O que é que uma pessoa faz? Vai ao veterinário, ouve o maldito veredicto (sarna), paga os vinte e cinco euros de consulta, mais não sei quantos euros da injecção de tratamento da dita (sarna), mais não sei quantos euros dos comprimidos para evitar a comichão que causa ( a sarna), mais não sei quantos euros pelo shampoo calmante da erupção provocada (pela sarna).
Ouve com atenção os cuidados a ter, e as implicações que daí podem advir.
Pega-se aos humanos. Que novidade. Uma pessoa já só precisava de ouvir o veredicto final da boca do entendido (ainda com a ténue esperança de ouvir algo como "isso parece-me mais uma alergia"), para concluir que as marcas e comichões que se tinham alastrado nos braços nos últimos dois dias, eram aquilo que já se suspeitava. O bicho tinha. Aqui a pessoa também.

Uma pessoa pergunta ao entendido veterinário o que pode fazer por si, para erradicar o parasita de vez. E o entendido informa que não é entendido nessa matéria, e que uma pessoa se deve dirigir a um dermatologista com urgência. E é o que uma pessoa faz, porque entretanto já a filha se coça à brava, e isto até chegar ao filho deve ser uma questão de horas. 
Uma pessoa mostra ao segundo entendido os braços, que olha e murmura apenas "hummm" enquanto vislumbra ao mesmo tempo as centenas de sinais que uma pessoa apresenta no peito (os visíveis ). Uma pessoa está inquieta e ainda com esperança no "isso parece-me mais uma alergia", quando o entendido pede para ver com atenção a imensidão de sinais com que uma pessoa tem vindo cada vez mais a ser brindada, e com os quais neste momento (ou em algum outro) se preocupa. E ainda ouve que há ali um ou dois que mereciam ser tirados, quando o que uma pessoa quer neste momento é tirar a sarna. 

Uma pessoa ouve que tem sarna, prepara-se para a injecção, e para uns quantos atarax e banhos dermo-calmantes tal como o bicho, e eis que... nada disso. Uma loção corporal a espalhar em todo o corpo. Uma pessoa larga noventa euros de consulta, compra a loção e resignada dá inicio ao tratamento. Permanecer com a mesma, impregnada na pele, durante vinte e quatro a quarenta oito horas (sem tomar banhinho). E o cheiro? Simplesmente maravilhoso. É como ter quitoso ou outro remédio qualquer anti piolhos (que também por cá os houve em tempos), espalhado por todo o corpo, emanando um cheiro que se entranha na roupa, na casa, nas narinas, em todo lado, durante quanto tempo? 
Julgo que esta família vai hibernar. Até erradicar com a sarna. E com este cheiro. E talvez dê o cão para adoção (ou não).


3 comentários:

  1. Não foi dado o nome de sarna em vão está visto. Quarentena com voces...boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De quarentena e com um dia e sol destes… Mas ninguém se pode aproximar de nós. Ou corremos o risco que fuja, ou oferecemos máscara antes da fuga...

      Eliminar
  2. Literalmente, arranjaste sarna para te coçar :).
    Os mais antigos dizem que o azeite de oliva ajuda ao alivio da coceira, assim como tomar banho com sabão azul e branco.
    Se não resultar, há sempre os Miticoçan ou Scabioid para tratamento de choque...

    Continuação de boa quarentena :)

    ResponderEliminar