segunda-feira, 14 de abril de 2014

Bicho papão

Os meus filhos nunca foram crianças de (muitos) medos. Ela, foi (e é) completamente descontraída, tão descontraída (e distraída ) que às vezes até passa por ser um bocadinho lerda (tipo, dahh???), embora de lerda, não tenha nada. Ele, de descontraído não tem nada, e ás vezes até acho que se preocupa demasiado com questões que não são próprias da sua idade.
No entanto, nunca tiveram medo do escuro,  nem de monstros imaginários, nem de dormir em casa de amigos, nem de bichos papões ( talvez porque nunca lhes tenhamos incutido certo tipo de medos "se vais para ali, vem um bicho e papão e faz dói dói ao menino...").
Tem no entanto o meu filho, uma carga grande de medos reais. Daqueles medos que eu própria às vezes não sei como lhos dissipar, porque são medos que também eu carrego, muito embora estejam bem arrumados no meu intimo.
Este meu filho, que está a um passo (um mês) de fazer doze anos, e que se preocupa com a crise (essa cabra que veio para ficar sabe-se lá até quando), e por isso a crise se tornou num bicho papão. Este meu filho, que tem medo do cancro, muito embora nunca o tenhamos vivido de perto (felizmente), mas que ele sabe que  existe. Porque a mãe do colega teve, e com ele se foi embora, para sempre. Porque ouve (e está atento) às tantas histórias de pessoas que os têm, e os combatem, com sucesso, ou não.  E por isso o cancro se tornou um bicho papão. Este meu filho que tem medo dos assaltos, porque a mãe já foi assaltada, e não fez disso um segredo, porque os assaltos existem (infelizmente), e porque uns amigos do amigo já foram assaltados, e ele ouve (e está atento), e por isso os assaltos se tornaram um bicho papão. Este meu filho que tem medo da morte, porque já viu partir bisavós, porque já viu partir as suas duas cadelinhas adoradas, e porque sentiu a dor da perda na pele, a morte se tornou o maior dos bichos papões. Este meu filho, que tem medo de andar de avião, porque já se assustou numa viagem, porque ouve (e está atento) às noticias de aviões que caem e desaparecem, e por isso o avião se tornou um bicho papão.
Os bichos papões da vida, que devemos saber enfrentar e superar da melhor forma que nos for possível.
Amanhã teremos esse desafio.
O bicho papão da viagem de avião.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário