segunda-feira, 1 de junho de 2015

Conselho do dia (vale o que vale)

Dos meus arrumadores de carros de há anos, a quem confio o carro todo o dia,  sei um pouco da história de cada um. São três. E as histórias são idênticas. Estiveram os três presos. Mais do que uma vez. Uns, mais anos do que outros. Dois deles em lisboa. Um deles experimentou uma prisão em Itália. Todos, pelas mesmas razões. Roubo, tráfico. Dois deles foram toxicodependentes "oh Dona, eu agora é só ganzas. Drogas duras já não.". O outro, nunca foi dependente "oh Dona, então se eu vi a minha mãe morrer com a idade que eu tenho hoje, trinta e um anos, com um cancro pelo corpo todo, mas agarrada às drogas, acha que eu ia meter-me nisso?". Dois deles têm duas filhas, o outro não experienciou ainda a paternidade. Vivem todos na rua há anos. Muitos anos. Todos tiveram pais dependentes (álcool e drogas), todos sofreram violência física por parte dos mesmos.
Um deles hoje, queixava-se dos pais, da negligência que tiveram perante uma serie de filhos, da violência do pai bêbado, e de nunca ter conhecido os padrinhos. Todos tinham padrinhos, menos ele. E isso, ele não perdoava.
 
- Oh Dona, se eu tivesse tido padrinhos, podia ser que eles me dessem conselhos, que me tivessem orientado para a vida. Conselhos. Às vezes é bom ouvir conselhos. Por exemplo, chateei-me ali com o Zé - um dos outros arrumadores - porque muitas vezes que lhe peço conselhos, e ele só me diz para ler um livro. E não é esse conselho que eu preciso de ouvir. Então agora vou enfiar a cabeça num livro?
 
Perguntei-lhe se tem visto as filhas.
 
- Não Dona. A mais velha que tem dez anitos, nunca a vejo. Porque vive ali para os lados da Amadora.
- Da Amadora? Então, mas a Amadora é já aqui ao lado...
- Pois Dona, mas há outras coisas... A mãe dela também não deixa, e quando eu ligo, só me pede dinheiro. - Mostra-me a fotografia da filha.
- É linda - digo-lhe - Então e a outra?
- A outra vejo-a quando me apetece, e ligo-lhe de vez em quando. Mas por exemplo, ainda ontem lhe liguei, para irmos àquela loja da Primark, no Colombo, sabe? E ela disse-me que preferia ir ao Vasco da Gama ao MacDonald's. Eu disse-lhe que não. Então tinha que a ir buscar lá abaixo, depois ir para a Expo, e depois vir outra vez? Não dava! - Mostra-me a fotografia da mais pequena.
- É linda. Mas olha, devias fazer por ver as tuas filhas mais vezes. Faz um esforço. Pensa assim: se és tão revoltado por achares que os teus pais não te deram conselhos, por não teres tido padrinhos para te darem conselhos, pensa que um dia mais tarde, as tuas filhas podem vir a ser revoltadas por terem tido um pai ausente, que não lhes deu conselhos. Pensa que se tu precisavas disso, ela também irão precisar. E ainda vais a tempo.
- Oh Dona, 'tá a ver? Isso é um bom conselho. Isso é um conselho que eu aceito de bom grado.
- Pronto, isto é o conselho do dia. Vê o que é que fazes com ele. Outro dia, há mais.
- Obrigado Dona. A sério. Obrigado.

7 comentários:

  1. A vida é injusto de varias maneiras..., para pessoas diferentes..., não há um estereotipo, não há raça ou religião pré-definidas. O único factor que nos inter-liga a todos é o facto duns terem sorte e outros não saberem o que é, ter sorte.
    Esse senhor hoje, teve sorte, a rainha deu-lhe um conselho e quem sabe esse mesmo, não irá mudar para melhor a relação q tem com as filhas?
    Hoje, foi dia da boa acção :)

    ResponderEliminar
  2. porca de vida! bom dia, rainha!

    ResponderEliminar
  3. a vida é uma constante tempestade, depois, de vez em quando aparece um dia de sol e neste caso está o exemplo disso, de um dia de sol

    [partilhas boas]

    ResponderEliminar
  4. Bom que dês um bocadinho de tempo a quem o aprecia e precisa.

    Beijos, Rainha minha! :)

    ResponderEliminar
  5. Quando Passa a tempestade vem a chuva, que ela seja de coisas boas!...
    AbrçO

    ResponderEliminar
  6. Acho que foi mesmo um bom conselho. Fica a dúvida sobre o que fará realmente com ele. Há por vezes pessoas com quem nos cruzamos que nos dizem pequenas coisas que parecem insignificantes mas que vendo bem as coisas podem fazer a diferença. Ainda bem que tens essa capacidade de parar para ouvir um outro alguém (só isso já vale muito).

    ResponderEliminar
  7. E Vossa Alteza anda por onde, hein? Parece impossível, abandonar assim a corte!

    Beijos, Rainha. :)

    ResponderEliminar