sexta-feira, 21 de novembro de 2014

discurso/ladainha/recomendação

A chegada das avaliações intercalares a casa, é sempre um momento de algum suspense. Uma pessoa anseia pelas boas novas, por ver melhorias, mas no fundo, no fundo, sabe que o discurso se vai repetir, a mesma ladainha, as mesmas recomendações.
Em todas as disciplinas a queixa se repete, distração é a palavra de ordem.
Ao fim de uns anos, uma pessoa começa a habituar-se ao mesmo registo, o discurso começa a ser menos veemente, a ladainha repetida com menos convicção, as recomendações de ver melhorias já amanhã, e sempre.
A preocupação constante de à distração não ver acumulada a cruz na falta de educação, e menos mal, uma pessoa pensa.
Depois lê a nota em rodapé. Respeitar as regras em sala de aula, como por exemplo, respeitar a sua vez no ato de participar. E notas em rodapé é algo a que uma pessoa não está habituada, e então o discurso alonga-se veementemente, a ladainha altera-se ligeiramente, as recomendações redobram-se. E uma pessoa percebe que o miúdo pode ser distraído, mas ganha a olhos vistos poder de argumentação, que também sabe discursar com alguma veemência, que a sua ladainha defesa é cada vez mais minuciosa, e que isto afinal de contas na vida, é-se preso por ter cão e preso por não ter. Se uma pessoa participa é porque participa, se uma pessoa não participa é porque não participa, e afinal de contas, o que é importante, são as notas, e essas, não foram más (pois não?). Uma pessoa consegue ouvir atónita todo o discurso e ladainha defesa apresentada, e reformula novo discurso, nova ladainha, novas recomendações. E espera por melhorias (e tem dúvidas se distração é um mal genético).

6 comentários:

  1. avaliação intercalar; isso diz tudo. espera-se pela que há de vir, a final. essa é mais veemente, tem mais ladainha e rodapés a rodos.

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    1. Eu não gosto de rodapés. Nos rodapés nunca aparecem coisas boas. Só as más.

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  2. Bom fim de semana
    http://thepirateandi.blogspot.pt/

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  3. Tive sempre notas de rodapé nas informações do meu rapaz. (No meu tempo não havia disso mas...tive um Mau a comportamento!) Não gosto de escrever notas de rodapé, prefiro conversar com os miúdos e com os Encarregados de Educação. :) (siiiiim, sou uma dessas tais que avaliam meninos)

    Beijinhos Marianos, Rainha! :)

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    1. Ahhhhh... sua malvada! (estou a brincar, sou daquelas mães, que dá sempre razão aos profs. não há cá meninos injustiçados nesta casa. - vejo muito disso por esses corredores escolares fora, a culpa é sempre dos outros, que o meu menino é um anjo). Na escola dos meus, há uma reunião por mês, com intercalares pelo meio do periodo. Logo, informação amiúde é coisa que não falta. Escrita, falada, só não "anda em cima", quem não quer! Beijinhos!!!

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