sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Sobredosagem

A farmácia do meu estaminé, está na prateleira mais alta de um dos armários da cozinha. Fruto de um dos muitos cuidados que uma pessoa tinha, quando as crianças eram ainda, e apenas só, crianças. Esta farmácia caseira, anda a pedir há muito, uma organização/arrumação, a que eu não tenho dado a devida atenção, e acerca da qual tenho feito ouvidos olhos de mercador. Analiso apenas  o prazo de validade quando preciso de alguma coisa, e depois empurro a caixa em género tudo ao molho e fé em deus. De modo que aquilo anda a modos que muito desarrumado, ao ponto de ontem alguém ter aberto o armário, e ter caído uma vinheta de omeoprazol para o chão, sem que esse alguém se tenha apercebido (e parece-me que esse alguém até fui eu, mas não me apetece ainda arcar com as culpas em cima do lombo, que não sei ainda, o que daqui poderá advir).
Acontece que quando regressei a casa, constatei que o bicho, o cão, tinha habilmente aberto os compartimentos dos comprimidos, tinha habilmente aberto as cápsulas dos mesmos, e tinha habilmente ingerido todas as bolinhas que as  cápsulas continham, coisa que habilmente lhe deve ter sabido que nem ginjas, concluindo daqui, que o animal habilmente mamou seis omeoprazol enquanto o diabo esfregou um olho (nesta parte já poderei  estar a exagerar, porque afinal de contas, o bicho teve largas horas para fazer este lindo serviço, e nunca saberei ao certo, o tempo real que habilmente usou para tal).
Habilmente agarrei numa vassoura e limpei todos os vestígios do crime, sacudi-lhe as sobras de bolinhas do principio activo que ainda lhe estavam penduradas nas barbas, não fui ler a bula acerca dos efeitos de sobre-dosagem porque coração que não vê, coração que não sente, olhei para ele e achei que estava com um comportamento completamente normal, e dei o assunto por encerrado.
Acontece que desde ontem, que o bicho não obra. Facto que me fez fecha-lo na cozinha, em género "quarentena" porque temo uma súbita diarreia a qualquer instante.
A alguma alma caridosa que por aqui passe, que esteja ligada à farmacêutica, medicina, veterinária, ou afins, me diga se há razões para me preocupar. É que os miúdos nunca me iriam perdoar (apesar de ainda ninguém se ter acusado em relação a tamanho descuido).
O animal é um daqueles cães "a pilhas" com três quilos apenas. Mas é o bicho mais lindo do mundo. Com um estômago/intestino revestido de omeoprazol.  

Já fui à procura da bula, mas não encontrei (quiçá fruto da desorganização inerente)


9 comentários:

  1. Podia ser pior... :)
    O omeprazol pode ser tomado pelos cães, mas a dose é de 10mg por 10kg de peso. Portanto ele deveria tomar 3mg e tomou quê, 10 ou 20mg x seis cápsulas? Malandro, é muito fármaco para uma coisinha desse tamanho.
    Nos humanos não estão descritos grandes riscos associados a sobredosagem. Nos animais não sei dizer. Mas talvez dar um toque ao veterinário não fosse má ideia, só para esclarecer.
    À parte disso, a reacção adversa é normal... podia ter-lhe dado para diarreia ou vómitos. E possivelmente não vai comer grande coisa nos próximos dias, ou o que comer, volta cá para fora. Vá estando atenta ao comportamento dessa bola de pêlo, se não melhorar dentro de 2-3 dias, pois aí veterinário com ele.

    PS: é mesmo muito fofo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alice, obrigada!!! Vou esperar até amanhã. Entretanto, ele de facto não obra, mas também não come... A ver vamos, cenas dos próximos capítulos... Obrigada! Bj

      Eliminar
  2. SUPERDOSAGEM OMEPRAZOL IV

    Não existem informações disponíveis sobre os efeitos de doses excessivas em seres humanos, e não há recomendações específicas para o seu tratamento.
    Doses únicas orais de até 160 mg e doses totais de até 360 mg/dia têm sido bem toleradas.
    Doses únicas intravenosas de até 80 mg têm sido bem toleradas.
    Doses intravenosas de até 270 mg em um único dia e de até 650 mg por um período de 3 dias foram administradas em estudos clínicos sem que houvessem quaisquer reações adversas relacionadas com a dose.
    O omeprazol não é removido por hemodiálise.
    Numa eventual superdosagem, o tratamento deve ser sintomático e de suporte.

    Liga para um hospital veterinário.
    As melhoras do bicho.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu és grande!
      Já o bicho, é tão pequeno, e deve estar tão enjoado, que agora nem come. Se amanhã não melhorar, vou com ele ao vet. Bolas, bolas, bolas
      Obrigada Uva! Um bj

      Eliminar
  3. Lamento não poder ajudar, a única coisa que desejo é a continuação de bom convívio entre a família e o bichinho. As melhoras.

    ResponderEliminar
  4. Ohhhhh! Veterinário, já! Não sei nada disso mas acho o mais prudente!

    Beijocas, muitas! :)

    ResponderEliminar
  5. Leva-o ao vet :)
    Mas, aparentemente, não lhe fizeste um mal de morte.
    Pode ser que esteja tão high que nem lhe apetece a defecação em si mesma considerada :)

    ResponderEliminar
  6. Já que não há conhecimento suficiente sobre o assunto, o melhor é mesmo ires ao vet com o bicho se amanhã não estiver melhor. Tadito :)

    ResponderEliminar