quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Vale a pena mentir (às vezes)



"Está na altura das broas",diz-me a minha mãe."Se hoje estivesses com paciência, fazíamos uma fornada. O teu forno é melhor que o meu, despachávamos isto num instante".
Não estou com paciência, como aliás não tenho tido, para quase nada. Minto, faço o esforço, penso. Até é capaz de me fazer bem. 
"Temos de fazer uma quantidade valente", diz-me. A quantidade que quiseres, penso. E até podemos fazer a receita que a vizinha do lado me deu o ano passado, e fazemos render o peixe.Afinal, a fornada valente, destina-se a umas quantas pessoas "temos de dar à tua irmã,à vizinha da tua irmã, à tua amiga, à tia, à madrinha, à vizinha que te passeia o cão, e à vizinha do lado, que também te deu o ano passado".
Num instante o cheiro a canela e erva doce invadiu a casa. Não num instante, mas numa tarde inteira, saíram do forno dezenas de broas de duas qualidades diferentes.
.
Numa tarde, mãos de três gerações distintas (mãe, filhas, neta) com a mesma desenvoltura, moldaram bolinhas de massa crua, numa cumplicidade saudosa.
Por vezes vale a pena mentir, e fazer um esforço.


4 comentários:

  1. também minto algumas vezes neste segmento. sempre por uma boa causa. :))

    ResponderEliminar
  2. Vale a pena, pois!

    Beijinhos Marianos e bom fim de semana! :)

    ResponderEliminar